quarta-feira, 19 de novembro de 2014

2o. Encontro Nacional da Sindrome de Ondine

A Pulsar Technologies apoia o 2o. Encontro Nacional da Sindrome de Ondine


2º Encontro Ondine - 29/11/2014

  • 9h às 10h


Ondine Acompanhamento terapêutico: Dr. Gustavo Antonio Moreira

  • 10h às 11h


Ventilação não invasiva: seleção, limitações e complicações da máscara: Dra. Maria Helena Estevão

  • 11h às 11h30


Coffee break

  • 11h30 ás 12h30


Ventilação Mecânica em Crianças: Dr. Bruno Lima

  • 12h30 às 13h30


Atendimento odontológico a crianças com Ondine: Dra. Isabela Castro

  • 14h30 às 15h30


Marca-passo diafragmático - Aspectos cirúrgicos: Dr. Rodrigo Sardenberg

  • 15h30 às 16h


Coffee break 

  • 15h às 16h


Depoimentos de familiares: Claudio Gardini, Nilton Gonçalves, Ana Magali Neis Carpes, Catarina Pimentel Felinto

  • 16h às 17 h


Fundação da Associação Brasileira da Síndrome de Ondine

O CBA 2014 em Recife foi um Sucesso


Os anestesiologistas, principalmente os chefes de serviço se interessaram muito pelo CO-Oxímetro de Pulso. O parâmetro que mais impressionou, além das características já conhecidas da Tecnologia SET, foi a possibilidade de monitorar a Hemoglobina Total (SpHb) por meio não invasivo, ao lado da Metaemoglobina (SpMet) e Carboxiemoglobina (SpCO) oferecidos através da Tecnologia Rainbow SET.

Muitos ainda se impressionaram com a possibilidade de acompanhar o PVI (Taxa de variação da curva pletismográfica) de forma contínua.

O ROOT, porém, foi a grande sensação. O seu visual inovador e a imagem holográfica do corpo humano, que fica do lado esquerdo do equipamento, que mostra os sistemas afetados por alarmes despertou muito interesse pela facilidade de se relacionar um alarme imediatamente.

A Pulsar Technologies que é um dos distribuidores da Masimo no Brasil já conta com uma série de ROOTs para demonstração “in loco”.

Para contatar a Pulsar Technologies listamos os seguintes telefones: (61) 3322 0666 e (61) 3322 0668 além do e-mail geral pulsartechnologies@pulsartechnologies.com.br


domingo, 9 de novembro de 2014

O CBMI, o lançamento do ROOT e a INOVAÇÃO da MASIMO

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva - CBMI, em Goiânia, GO, foi um sucesso!

Foi oficialmente a primeira vez em que o Root foi apresentado ao grande público no Brasil.

Ele encantou a médicos intensivistas, enfermeiras e até concorrentes que estiveram no stand do nosso parceiro em Goiânia, a HOSPICOM, para conferir o que todos estavam comentando.

A Biomédica Andreia Sousa da Pulsar Technologies esteve sempre a disposição de todos aqueles que se aproximaram para mostrar toda a funcionalidade do novo e inovador equipamento.









terça-feira, 4 de novembro de 2014

CENTENÁRIO de Jonas Salk, o inventor da vacina da POLIOMIELITE

Hoje celebramos o centenário de um homem que fez grandes diferenças ao nosso mundo. Ele criou a vacina da poliomielite que garantiu que muitas crianças pudessem ser simplesmente crianças. Garantiu a elas a possibilidade de brincarem, pularem e correrem.

Homens como esse deveriam ser lembrados sempre!

Muito obrigado Dr. Dr. Jonas Salk, por essa importante contribuição à nossa humanidade.

A Pulsar Technologies celebra o CENTENÁRIO do Dr. Jonas Salk.

Parabéns Dr. Jonas Salk por inventar a vacina da poliomielite. 
Com certeza você deixou o mundo mais feliz!

Referências:

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/google-doodle-celebra-centenario-de-nascimento-de-jonas-salk-inventor-da-vacina-antipolio-14382358
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jonas_Salk
http://drauziovarella.com.br/crianca-2/descoberta-da-vacina-da-poliomielite/



RADICAL 7 TOUCH MASIMO

Você conhece o mais novo CO-OXÍMETRO DE PULSO da MASIMO?

Visite o nosso website

http://www.pulsartechnologies.com.br/




sábado, 18 de outubro de 2014

MAIS UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA OFERECIDA AO MERCADO MÉDICO BRASILEIRO



"Root oferece várias inovações de alto impacto para ampla aplicação em todo o continuum de cuidados ao paciente. 

Root é uma nova e poderosa plataforma de monitoração de paciente e conectividade que integra as inovadoras tecnologias Rainbow® e SET® com múltiplos parâmetros adicionais e uma plataforma integrada centrada no clínico. Com um porto para o monitor portátil Radical-7 ®, um monitor de fácil interpretação e várias opções de rede / conectividade. O Root integra múltiplos fluxos de dados e simplifica os fluxos de trabalho de atendimento ao paciente, capacitando profissionais de saúde a fazer uma rápida avaliação do paciente, intervenções antecipadas, e melhores decisões clínicas em todo o continuum dos cuidados ao paciente." 

A Pulsar Technologies é a primeira empresa a oferecer o ROOT no Brasil.

Assista ao vídeo de lançamento:

http://vimeo.com/106497682

Solicite uma demonstração "in loco".

Tel.: (61) 3322 0666

Feliz Dia Dos Médicos


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Masimo sempre inovando - iSpO2™ Pulse Oximeter da Masimo

A Masimo apresentou o iSpO2 em 2013/08/03 nos USA e estamos aguardando que venha desembarcar por aqui, assim que a ANVISA se pronuciar a respeito da necessidade ou não do registro. 



O "iSpO2 permite que você acompanhe de forma não invasiva a tendência da oxigenação do sangue (SpO2), frequência de pulso e índice perfusão - mesmo durante o movimento e baixo fluxo sanguíneo do dedo. O iSpO2 App junto com o seu oxímetro de pulso iSpO2 permite que você acompanhe a tendência e a oxigenação do sangue (SpO2), frequência de pulso (PR), e Índice de perfusão (PI) para esportes e uso na aviação. Você pode visualizar graficamente o histórico da SpO2 e PR medida ao longo do tempo no aplicativo e compartilhar esses dados através de e-mail."





terça-feira, 14 de outubro de 2014

TESTE DO CORAÇÃOZINHO

O Ministério da Saúde tornou obrigatório o TESTE DO CORAÇÃOZINHO, pelo menos no âmbito do SUS, conforme a publicação no PORTAL BRASIL em 11/06/2014. Isso demonstra um grande avanço no diagnóstico precoce de doenças cardíaca em recém nascidos (cardiopatia congênita). Isso já é um grade avanço, embora alguns estados, tais como o Mato Grosso do Sul, que foi o pioneiro, São Paulo e Rio de Janeiro.

Referências:
http://www.brasil.gov.br/saude/2014/06/teste-do-coracaozinho-agora-e-obrigatorio-na-triagem-neonatal-do-sus
http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=358362
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/balanco-geral-rj/videos/nova-lei-no-rio-hospitais-publicos-precisam-oferecer-teste-do-coracaozinho-para-bebes-07072014
http://www.masimo.com/heartprogram/documents/LAB6252B_Sales_Tool_CCHD_Screening_Adhesive_Sensor.pdf



Montagem para Teste do Cotaçãozinho - Masimo



sábado, 11 de outubro de 2014

A oximetria de pulso Masimo SET®

"A oximetria de pulso Massimo SET® é um método novo e fundamentalmente distinto de aquisição, processamento e informação da saturação de oxigênio arterial e pulsação. Como ilustrado abaixo, a tecnologia Masimo SET permite que o poder dos filtros adaptativos seja aplicado a monitorização fisiológica em tempo real, utilizando técnicas exclusivas para estabelecer com precisão uma "referência de ruído" no sinal fisiológico detectado, permitindo assim o cálculo direto da saturação do oxigênio arterial e pulsação. Porque ele não é limitado pela abordagem da relação convencional entre "vermelho e infravermelho", o sistema Masimo SET elimina substancialmente os problemas dos artefatos do movimento, de baixa perfusão periférica e a maioria das situações de baixa relação sinal-ruído. Isso aumenta a confiabilidade no valor do SpO2 em situações de grande movimentação, de baixo sinal e de ruídos intensos."




http://www.masimo.com/pdf/whitepaper/LAB1035S.pdf

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fatos e Ficção em Oximetria de Pulso

DECLARAÇÃO IMPORTANTE

A Pulsar Technologies declara que não faz parte de sua forma de atuar no mercado, mencionar nomes de empresas que não façam parte da sua linha de produtos, porém, dada aos muitos questionamentos de potenciais clientes baseados em informações não fidedignas passadas por vendedores de outras marcas, a Pulsar Technologies se vê obrigada a, usando informações oficiais da Masimo sobre o assunto, esclarecer os fatos. 

Por favor se esse assunto for do interesse do leitor, por gentileza acessar o link abaixo.

http://www.masimo.com/nellcorfiction/Brazilian_Portugese/nellcorfiction/index.htm

FATOS & FICÇÃO

INTOXICAÇÃO POR MONÓXIDO DE CARBONO



"O monóxido de carbono pode causar sérios danos ao coração. O coração poderá ser danificado por não receber oxigênio suficiente, enquanto o monóxido de carbono estiver na circulação no corpo . O dano cardíaco pode levar a problemas cardíacos muitos anos após a intoxicação por monóxido de carbono. Além disso, o cérebro pode sofrer danos por causa da privação de oxigênio. O dano cerebral dependerá de quanto tempo a exposição a monóxido de carbono durou." (*)

Foto: Wikipedia

A Masimo, através da sua tecnologia Masimo Rainbow SET, poderá por meio de um sensor de dedo, avaliar a carboxiemoglobina no sangue de forma rápida e indolor garantindo um tratamento rápido antes que o paciente venha a óbito ou sofra danos permanentes.

Foto: Masimo Corporation

Conheça o CO-OXÍMETRO no website www.pulsartechnologies.com.br

(*) http://pt.265health.com/conditions-treatments/poisoning/1009045462.html#.VDgAF_ldX86



domingo, 28 de setembro de 2014

Anestesia tópica em recém nascidos prematuros e o risco da metemoglobinemia



“Recém nascidos prematuros são submetidos a muitos procedimentos invasivos dolorosos durante o período de internação, necessários à manutenção da estabilidade clínica. Uma boa opção a ser considerada no tratamento de intervenções que causam dor de intensidade leve a moderada é a anestesia tópica, que tem como vantagem a ausência de efeitos sistêmicos. No Brasil o medicamento tópico disponível e mais utilizado para essa situação é a mistura eutética de lidocaína e prilocaína (EMLA®). Sua eficácia para o tratamento da dor durante procedimentos cutâneos é bem estabelecida em crianças e adultos. A utilização em neonatos tem sido investigada pela comunidade científica também em decorrência do risco aumentado para desenvolvimento de metemoglobinemia. Os procedimentos mais realizados em recém-nascidos nos quais a anestesia tópica poderia ser indicada como terapia principal são: punção venosa e arterial, punção de calcanhar, punção lombar e a instalação de cateter percutâneo. Os estudos realizados até então tem levado a diferentes conclusões, dependendo principalmente do procedimento a ser realizado e em função de metodologias muito diversificadas. A alternativa de uma avaliação direta da experiência dolorosa poderia minimizar o viés metodológico permitindo uma avaliação mais precisa da eficácia da anestesia tópica assim como comparar os métodos indiretos utilizados até então.” (*)

Sobre a Pulsar Technologies e seus parceiros

A Pulsar Technologies atua na área de tecnologia para saúde, oferecendo ao mercado brasileiro o que há de mais avançado no cuidado ao paciente. Uma empresa moderna que tem como marca indelével a satisfação dos seus clientes e a distribuição dos melhores produtos do mundo para as diversas áreas de assistência ao paciente.

Através da Masimo Corporation que é uma empresa americana de produtos médicos, que desenvolve e fabrica as tecnologias não invasivas inovadoras de monitoramento do paciente, incluindo dispositivos médicos e uma grande variedade de sensores, a Pulsar Technologies oferece os CO-OXIMETROS que além de monitorar os parâmetros próprios da oximetria de pulso, oferece a monitoração não invasiva da metemoglobina.

Radical-7, Rad-87, Rad-57

Pulsar Technologies Tecnologia Biomédica Ltda
SIA - Setor de Indústria e Abastecimento
Trecho 05 Lote 05/35
Ed. Via Import Center
Salas 411/413/415/417/423
Brasília, DF 71.205-050
Tel.: (61) 3322 0666
Tel.: (61) 3322 0668
E-mail: pulsartechnologies@pulsartechnologies.com.br

(*) Texto retirado do resumo do trabalho intitulado:

Anestesia tópica em recém nascidos prematuros: uma reflexão acerca da subutilização deste recurso na prática clínica

e escrito por:

Juliana de Oliveira Marcatto
Enfermeira, Aluna do Curso de Pós-graduação (Mestrado) em Ciências da Saúde com área de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil
Eduardo Carlos Tavares
Doutor, Professor Adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil
Yerkes Pereira e Silva
Doutor, Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A DETECÇÃO DA METEMOGLOBINA DEPENDE DO “alto grau de suspeição” DO MÉDICO

A DETECÇÃO DA METEMOGLOBINA DEPENDE DO “alto grau de suspeição” DO MÉDICO, segundo um seleto grupo de doutores brasileiros.

A avaliação da metemoglobina, parâmetro que normalmente não é monitorado dada a grande dificuldade em fazê-lo, é de extrema necessidade quando o paciente for submetido ao uso de alguns agentes fármacos utilizados durantes procedimentos e tratamentos no ambientes hospitalar.

Os métodos de monitoração, hoje utilizados, envolvem a técnicas invasivas e uma percepção do profissional de saúde (... “alto grau de suspeição”...) que está assistindo ao paciente para que alguma ação seja tomada.

Vejam o que os doutores Tatiana Souza do Nascimento que é anestesiologista e médica do serviço de anestesiologia do Instituto Nacional de Cardiologia; Rodrigo Otávio Lami Pereira, TSA que é anestesiologista do Instituto Nacional do Câncer, Rio de Janeiro, RJ; Humberto Luiz Dias de Mello,TSA que é anestesiologista e responsável pelo CET/SBA Prof.  Bento Gonçalves do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ e José Costa, TSA que é anestesiologista e responsável pelo CET Hospital Naval Marcílio Dias dizem na conclusão de seu artigo:

“A metemoglobinemia é condição potencialmente grave, cujo diagnóstico depende do alto grau de suspeição. Em geral, os anestesiologistas, no período perioperatório, são os primeiros a detectarem o problema e devem liderar a condução do tratamento”

Tal citação poderá ser encontrada no artigo publicado sob o título Metemoglobinemia: do diagnóstico ao tratamento, publicado na versão print version issn 0034-7094 e na rev. bras. anestesiol. vol.58 no.6 campinas nov./dec. 2008.

Existe hoje, porém, um equipamento chamado de CO-Oxímetro de pulso, que poderá detectar tal anomalia hemodinâmica de forma não invasiva, com segurança, rapidez, precisão e continuamente por meio da Tecnologia Masimo Rainbow SET. A Masimo Corporation, hoje representada em grande parte do Brasil pela Pulsar Technologies [tel.: (61) 3322 0666] estará disponível para atende-los.


http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-70942008000600011&script=sci_arttext

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Metemoglobinemia Adquirida

"Metemoglobinemia adquirida é bastante comum e causa de morbidade e mortalidade em ambos tipos de pacientes internados e ambulatoriais. Metemoglobinemia adquirida é muitas vezes não reconhecida e, portanto, não tratada." 

Dr. Rachel Ash Bernal e outros pesquisadores do Johns Hopkins Hospital

Com a tecnologia Masimo Rainbow SET a Metemoglobinemia poderá ser detectada sem que nenhuma gota de sangue seja retirada do paciente. Basta apenas um sensor, semelhante ao de um oxímetro de pulso, e a leitura será apresentada num display e poderá ser acompanhada de forma contínua.

Drogas que foram documentadas como contribuintes para a aparição de metemoglobinemia:

Benzocaína; Cetocaína; Cloroquina; Dapsona; EMLA tópica; Flutamida; Lidocaína; Metoclopramida; Óxido nítrico; Nitratos; Nitroglicerina; Nitroprussiato; Fenazopiridina; Óxido nitroso (Pyridium); Prilocaína; Primaquina; Riluzol; Nitrato de prata; Nitrato de sódio; Sulfonamidas

Referencia:
Ash-Bernal R, Wise R, Wright SM. Acquired Methemoglobinemia. A Retrospective Series of 138 Cases at 2 Teaching Hospitals. Medicine 2004; 83: 265-272.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

SANGUE NOSSO DE CADA DIA!

Sei que o sangue, como substância, não é pago, mas todos os insumos, bolsas de sangue, seu processamento e exames envolvidos no processo custam muito caro.

Alguém tem que pagar por isso. Seja o SUS ou o particular alguém tem que pagar a conta e fatalmente recairá, de uma forma ou outra, sobre nós os contribuintes.

Outro aspecto do sangue é que ele deverá ser utilizado APENAS para quem realmente necessita dele. O uso do sangue “por segurança” ou “preventivamente” tem aspectos nefastos, pois o sangue, apesar das muitas campanhas é ainda raro, principalmente nos períodos quando são mais necessários, ou seja, nas festividades de final de anos, período de férias escolares e feriados prolongados onde os acidentes são mais abundantes.

Um segundo aspecto é que o uso do sangue, como qualquer “remédio” tem os seus efeitos colaterais, inclusive tem efeito acentuado na mortalidade (1) de pacientes pós-transfusões sanguíneas.

Tecnologia que permite a monitoração contínua de forma não invasiva, informando a concentração da hemoglobina no sangue já existe! (2);(3) . Ela permite que o uso do sangue seja feito de forma otimizada e eficiente.



CO-Oxímetro de Pulso Masimo Radical 7


Referências
-----------------------------------------------------------------------

(1) Transfusion-related mortality: the ongoing risks of allogeneic blood transfusion and the available strategies for their prevention https://www.blood.ca/CentreApps/Internet/UW_V502_MainEngine.nsf/resources/Medical_Publications/$file/Transfusion-related_mortality.pdf

(2) Reduction in Red Blood Cell Transfusions during Neurosurgery with Noninvasive and Continuous Hemoglobin Monitoring
Awada W.F.N., Maher F. Proceeding of the Society for Technology in Anesthesia Annual Meeting, 2013: p 51.

(3) Impact of Continuous and Noninvasive Hemoglobin Monitoring on Intraoperative Blood Transfusions
Ehrenfeld JM, Henneman JP. Proceedings of the 2010 Annual Meeting of the American Society
Anesthesiologists. Abs LB05 

-----------------------------------------------------------------------

Conheça o CO-Oxímetro Masimo Radical 7 com SpHb.